Top Header Ad

Europa vai convidar Rússia a retornar ao G8 após resolução do conflito com a Ucrânia – Correio da Kianda

A Europa concordou em convidar novamente a Rússia para o G8 após a resolução do conflito na Ucrânia, de acordo com a contraproposta europeia ao plano de paz dos EUA para a Ucrânia.

“A Rússia será progressivamente reintegrada à economia global”, divulgou a Reuters, citando o documento elaborado pelo Reino Unido, Alemanha e França. “A Rússia será convidada a retornar ao G8”.

Anteriormente, o chanceler alemão se manifestou contra a retomada da cooperação com a Rússia nesse formato.

Friedrich Merz havia dito que “seis dos sete membros desse clube informal de economias desenvolvidas não estão preparados para tal cenário”.

Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, classificou a rejeição colectiva da Europa ao formato do G8 como um grande erro.

O G7 é um grupo de nações economicamente avançadas composto pelo Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá, Estados Unidos, França e Japão. Realizou sua primeira cúpula em 1975, na França, com a formação original incluindo Grã-Bretanha, Alemanha Ocidental, Itália, Estados Unidos, França e Japão.

O grupo funcionou como G7 de 1976 até 1997, quando a Rússia aderiu e passou a ser o G8. Contudo, em Março de 2014, após os eventos na Ucrânia e a consequente deterioração das relações entre a Rússia e o Ocidente, o grupo retornou ao formato G7 durante a presidência de Barack Obama.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.