Top Header Ad

Falta de garantias condiciona cumprimento do acordo de Washington entre RDC e Rwanda, diz analista – Correio da Kianda

O acordo assinado pelos Presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi e do Rwanda, Paul Kagame, na capital norte-americana, diante de Donald Trump, na quinta-feira última, não tem qualquer mecanismo que garanta o cumprimento dos termos assumidos para o apaziguamento do conflito que vem degastando a região dos Grandes Lagos.

A afirmação é do especialista português, Rui Verde, em declarações à Rádio Correio da Kianda, depois que um novo clima de tensão entre a RDC), e do Rwanda, eclodiu esta segunda-feira, 08, com Félix Thisekedi a acusar Kagame de violação do acordo.

“Tudo isso demonstra apenas que tanto Thisekedi como Kagame, foram apenas à Washington, para posar para fotografias”, sublinhou.

De acordo com o académico luso, o acordo não tem pernas para andar devido ausência de mecanismos que garanta a sua implementação, dependendo apenas das boas intenções dos dois governos, e exclui o beligerante M23 de todo este processo, o que na sua perspectiva é um acordo sem sanções e o que o faz estar condenado à partida.

Durante o seu discurso sobre o Estado da Nação ao Parlamento reunido no congresso, Félix Tshisekedi culpabilizou Ruanda de violar deliberadamente o cessar-fogo no dia seguinte à assinatura do acordo, sendo as localidades no Kivu do Sul, incluindo Kaziba, Katokota e Lubarika, as mais afectadas pelos bombardeamentos.

Recorde que, a República Democrática do Congo e Ruanda assinaram um acordo de paz na Quinta-feira última, em Washington, para pôr fim ao conflito armado vivido na RDC.

O documento, que contou com a mediação do Chefe de Estado dos EUA, Donald Trump, foi rubricado pelos chefes de Estado da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e de Ruanda, Paul Kagame, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente de Angola e Presidente da União Africana, João Lourenço.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.