Top Header Ad

Falta de união entre partidos da oposição pode dispersar votos em 2027, antevêem analistas – Correio da Kianda

O especialista para os assuntos políticos da Rádio Correio da Kianda, Luís Van-Duném, disse esta terça-feira, 27, que antevê uma disputa entre os partidos da oposição para manter-se como opositor no sistema político nacional.

A reacção do especialista surge por conta de sinais que dão conta para uma possível divisão da oposição, uma vez que o Bloco Democrático pondera avançar com a FPU em 2027, com a integração de outras forças políticas, enquanto a UNITA anuncia uma outra plataforma atípica denominada Ampla Frente para Alternância, tudo isso quando o PRA-JA e o Partido Liberal projectam uma participação isolada.

Para Luís Van-Duném, este cenário dá sinais de que o pleito de 2027 será apenas de disputa dos partidos da oposição sobre a posição de opositor na Assembleia Nacional ao invés de enfrentar o MPLA para a alternância política que todas forças apregoam.

Já o político Carlos Lopes disse que esta disputa vai somente favorecer o MPLA, com a dispersão devotos da oposição, cenário que pode tirar a UNITA da posição de principal opositor.

Luís Van-Duném apela por isso a uma maior conjugação de esforços da oposição para um verdadeiro assalto ao poder de forma democrática.

“A oposição deve unir-se, se não teremos duas frentes, uma liderada entre o Bloco Democrático e a outra da UNITA”, sublinhou.

O político Adão Ramos, afecto ao Bloco Democrático, disse que o partido liderado por Filomeno Vieira Lopes vai garantidamente participar no pleito de 2027 quer seja de forma isolada, quer seja coligado ou em modelo de agregação.

As declarações dos especialistas foram feitas durante o programa “Bancada Parlamentar” da 103.7 FM.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.