O presidente da FNLA, Nimi-a-Nsimbi, disse ao Correio da Kianda, que vai convocar o VI Congresso Ordinário em 2026, no estrito cumprimento dos estatutos do partido, e deixa em aberto a possibilidade de concorrer à sua própria sucessão.
O líder do partido dos irmãos acrescentou igualmente que após o término do seu mandato no mês de Setembro, vai convocar o congresso para os 27, 28 e 29 de Outubro de 2026.
“O próximo congresso vai se realizar normalmente, vamos deixar acabar o meu mandato em Setembro de 2026, e no mês seguinte eu vou convocar o congresso, cumprindo os estatutos”, sublinhou.
Nimi-a-Nsimbi minimizou a reunião dos membros do Comité Central feitas à revelia, após o mesmo ter determinado o seu adiamento, invocando falta de condições técnicas.
“Não violei os estatutos do partido. E em relação ao adiamento da reunião do Comité Central, reafirmo que houve falta de condições técnicas para a sua realização, e portanto, as conclusões do encontro dos membros feito à revelia, que afirmam terem retirado em mim a confiança política, não tem qualquer impacto, porque a reunião foi ilegítima”, frisou.
Vale destacar que nos últimos anos, o partido histórico FNLA tem enfrentado momentos de fortes tensões entre o presidente da organização, Nimi-a-Nsimbi e membros de topo do Comité Central, com destaque para Ngola Kabango.
Crédito: Link de origem
