Top Header Ad

Guiné-Bissau: iniciativa de cidadãos defende retorno de Embaló à liderança do país – Correio da Kianda

Na Guiné-Bissau, um grupo de cidadãos lançou uma iniciativa para garantir o regresso de Umaro Sissoco Embaló, presidente destituído por militares em 26 de Novembro, de acordo com o líder do movimento, Tanunde Keita.

Keita, lidera a iniciativa “general Umaro Sissoco Embaló riba no ndianta pa kabanta kumpu terra” (general Umaro Sissoco Embaló volta para continuarmos a construir o país).

O grupo apresentou-se na quarta-feira, em Bissau, numa conferência de imprensa transmitida pelas redes sociais e, na ocasião, Tanunde Keita exortou os seus membros a absterem-se de actos de violência.

O coordenador da iniciativa criticou o que considera de “incentivo à violência” por parte de “activistas das redes sociais residentes na Europa”.

“Quem apela à violência nas redes sociais, estando na Europa, que venha para cá para ver se o país não tem autoridade”, desafiou Tanunde Keita, reafirmando que a sua iniciativa pretende “andar do lado de quem quer construir a Guiné-Bissau”.

O activista disse que o grupo que promove a iniciativa “sabe que não será fácil”, mas vai continuar a considerar Umaro Sissoco Embaló o “eterno Presidente” da Guiné-Bissau.

Recorde que depois de destituído, Sissoco Embaló saiu de Bissau, em 28 de Novembro, para Dacar, no Senegal. Dias depois, deixou aquele país e foi para Brazzaville, no Congo. Nas últimas horas está a ser veiculada nas redes sociais a informação de que viajou, na quarta-feira, para Marrocos.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.