Top Header Ad

Guiné-Conacri: cidadãos vão eleger próximo presidente no domingo – Correio da Kianda

Na Guiné-Conacri, os cidadãos vão eleger o próximo presidente no domingo, que conta com Mamadi Doumbouya e Abdoulaye Baldé como principais concorrentes às presidenciais.

Os apoiantes e críticos do líder militar da Guiné fizeram-se ouvir nesta quinta-feira, 25, quando o general Mamadi Doumbouya realizou o seu último comício de campanha em Conacri, antes da eleição presidencial de domingo próximo.

“Estou aqui para apoiar Mamadi Doumbouya por sua bondade, pelas oportunidades de emprego que ele proporcionou às pessoas que precisam e pelos esforços que ele fez por nós, pela população”, disse a eleitora Mariame Kourouma, que se juntou a milhares de pessoas no Palácio do Povo. “Então, estamos aqui para apoiá-lo como presidente do nosso país.”

Embora Doumbouya goze de forte apoio popular entre seus eleitores, que lhe atribuem o desenvolvimento de infra-estrutura e os esforços anticorrupção, o período de campanha foi marcado por uma repressão à dissidência. Figuras importantes da oposição foram marginalizadas, algumas impedidas de concorrer ou forçadas ao exílio.

Entre os adversários de Doumbouya está Abdoulaye Yero Baldé, ex-ministro da Educação do governo do ex-presidente Alpha Condé. Sua candidatura atraiu a atenção de apoiantes da oposição, que o vêem como um símbolo de resistência à manipulação constitucional.

“Desde que Alpha Condé pediu a Yero Baldé que o acompanhasse num terceiro mandato, ele disse não, Sr. Presidente, não posso acompanhá-lo”, disse Mohamed Lamine Bangoura, um apoiante da oposição.

“Prometemos ao povo guineense que restauraríamos a democracia. Depois de dois mandatos, deixamos o poder e outro grupo assume”, disse.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.