O movimento Hamas acordou com os EUA em entregar as suas armas e transferir os mapas dos túneis subterrâneos da Faixa de Gaza em troca do reconhecimento do grupo como partido político, de acordo com a Sky News Arabia TV, citada pela Agência de Notícias Russa, TASS.
“O Hamas e o governo dos EUA chegaram a um entendimento sobre a questão da entrega de armas e mapas dos túneis de Gaza pelo movimento em troca do reconhecimento do Hamas como partido político”, disse a fonte.
Segundo o acordo, os líderes políticos e militares do Hamas que desejarem deixar o sector poderão fazê-lo sem serem processados pelos Estados Unidos.
Washington concordou em “integrar alguns policiais e ex-funcionários do Hamas à nova administração de Gaza, desde que passem por verificações de segurança realizadas por Israel e pelos Estados Unidos”.
Segundo ainda a fonte, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) não se opõe aos acordos, desde que “isso garanta o fim da guerra, o estabelecimento de um cessar-fogo e a aceleração da reconstrução”. No entanto, Israel “se opôs a alguns pontos do acordo, especialmente no que diz respeito à preservação do Hamas como partido político”.
Recorde que a 4 de Janeiro, o Ministério das Relações Exteriores do Egipto anunciou a finalização do Comité de Governança Palestina da Faixa de Gaza, presidido pelo político palestino Ali Shaath.
Crédito: Link de origem
