A província do Huambo vai acolher, no dia 11 de Fevereiro, um workshop sobre avaliação de instituições de desenvolvimento, debates europeus sobre partilha de experiências de Portugal e do continente africano, a decorrer na sala do tribunal simulado da Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos.
Financiado pela União Europeia, o evento conta com um painel e uma mesa redonda. No período da manhã, o painel sobre “O Desafio da Avaliação Institucional em CTI”, durante o qual serão abordados diversos temas.
O Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI), Amílcar Silva, vai debruçar-se sobre Registo e Licenciamento das II&D em Angola. Irene Inakulo Moisés da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), também afecta ao MESCTI, terá como tema de abordagem da Avaliação e Acreditação das II&D em Angola.
De Portugal vem Bela Castro da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) para partilhar Experiências Europeias na Avaliação de Instituições I&D.
A partir de Maputo, via remota, participa o Chefe de Departamento de Ciência, da Direcção Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique, Sérgio Pereira, também para partilhar as experiências africanas naquele país do Índico no que a Investigação e Desenvolvimento diz respeito.
No período da tarde está reservada a mesa redonda, subordinada ao tema “O Corredor do Lobito e a Dimensão Científica do Desenvolvimento”.
Para a discussão deste tema, o Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado do Huambo, Sergio Bartolomeu Likutu, vai apresentar os níveis de crescimento Económico e Desenvolvimento Humano ao longo do Corredor do Lobito, o professor António Kamutali da Universidade José Eduardo dos Santos vai centrar a sua abordagem na Academia Nacional como autor e actor do processo de Crescimento e Desenvolvimento no corredor do Lobito.
O Desenvolvimento da Agricultura e Silvicultura ao longo do Corredor do Lobito, na perspectiva da Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde será abordado por Alberto Sile Mateus do Instituto de Investigação Agronómica.
O Director do Instituto de Investigação Veterinária, Moisés Nunda, fala do Desenvolvimento da Pecuária e Veterinária ao longo do Corredor do Lobito, na perspectiva da Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde.
Crédito: Link de origem
