A seca histórica em várias partes do Irão foi aliviada, finalmente, recebeu as suas primeiras chuvas significativas, proporcionando um grande alívio muito necessário em um país atingido por uma das piores escassez de água em décadas.
O Irão tem enfrentado uma escassez de água sem precedentes, desde o início do ano, barragens em níveis históricos, lençol freático esgotado e restrições diárias em várias províncias, em algumas cidades, os cortes na água potável se multiplicaram, alimentando a preocupação de milhões de habitantes.
Esta semana, as cidades de Teerão, Isfahan e Shiraz, receberam chuvas que melhoraram temporariamente a qualidade do ar e umedeceram os solos ressecados.
As autoridades falam de um “alívio bem-vindo”, ao mesmo tempo em que lembram que essa chuva ainda é insuficiente para compensar o défice hídrico acumulado por meses.
Segundo especialistas climatologistas, o Irão continua enfrentando uma crise fundamental, agravada pelas mudanças climáticas, má gestão da água, agricultura intensiva e crescimento populacional.
As autoridades agora pedem uma gestão mais rigorosa dos recursos, pois, apesar das chuvas, a maioria das barragens ainda está em níveis alarmantes, enquanto os moradores esperam que as chuvas não sejam apenas um parêntese em uma crise de longa duração.
Crédito: Link de origem
