O Presidente da República e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, exortou os governos da República Democrática do Congo, do Ruanda e o M23 a respeitarem e cumprirem os acordos assinados entre si.
O objectivo, segundo disse, “é priorizar uma solução pacífica do conflito e a salvaguarda dos direitos e interesses das populações, em conformidade com os processos de Washington e de Doha”.
O Chefe de Estado angolano teceu tais declarações por ocasião da visita a Luanda, esta quinta-feira, 08, do Presidente da RDC, Félix Tshisekedi.
A nota lida à Comunicação Social pelo Secretário do Presidente para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional, Victor Lima, diz que João Lourenço “constata, com a mais viva preocupação, as consequências e as ameaças que decorrem da situação referida, que põem em causa os esforços incansáveis e significativos empreendidos no quadro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com destaque para a Resolução 2173, e no dos processos de Washington e de Doha”.
“Tais esforços são a única via capaz de levar à redução da tensão que persiste entre a RDC e o Ruanda, e ao entendimento entre ambos os países”, realçou.
Apelou ainda “a todos os actores da Comunidade Internacional a unirem-se em torno dos esforços que estão a ser desenvolvidos com o objectivo de ser restaurada a paz e a estabilidade na República Democrática do Congo”.
Conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, encontra-se em Luanda, na segunda visita a capital angolana em menos de uma semana.
Tshisekedi na Cidade Alta pela segunda vez em uma semana
Crédito: Link de origem
