Liga dos Campeões da UEFA: Sporting à porta dos oitavos, Benfica em risco de eliminação – Correio da Kianda
Sporting e Benfica entram esta quarta-feira, 28, sob forte pressão europeia, com destinos distintos mas igualmente decisivos na oitava e última jornada da fase da Liga dos Campeões, numa noite que pode consagrar os leões e ditar o adeus precoce das águias à prova milionária.
Em Bilbau, o Sporting tem a possibilidade real de assegurar a presença directa nos oitavos de final, enquanto o Benfica está obrigado a vencer o Real Madrid, recordista de títulos da competição, para manter vivas ainda que de forma remota as hipóteses de seguir em frente.
À entrada para a derradeira jornada, os leões ocupam o 10.º lugar, com 13 pontos, numa luta apertada pelo top 8, zona que garante apuramento directo para os oitavos de final. Já o Benfica surge no 29.º posto, com apenas seis pontos, fora da zona de qualificação e dependente de uma conjugação altamente favorável de resultados.
Diante do Athletic Bilbau, 23.º classificado e no limite da zona de acesso ao play-off, o Sporting sabe que um empate pode não chegar, embora uma vitória aumente significativamente as probabilidades de atingir os lugares de acesso directo. Ainda assim, os comandados leoninos continuam dependentes dos resultados das equipas que seguem à frente, numa jornada em que apenas Arsenal e Bayern Munique já têm o apuramento garantido.
Com vários “tubarões” europeus posicionados acima, o caminho do Sporting não é simples, até porque o calendário oferece apenas um confronto direto entre equipas do top 8, com o Paris Saint-Germain, sexto classificado, a receber o Newcastle, sétimo.
Bem mais dramático é o cenário do Benfica, que recebe o Real Madrid, terceiro classificado e ainda à procura de confirmar o apuramento. Só a vitória interessa às águias, que, mesmo assim, precisam de uma série de resultados favoráveis noutros jogos incluindo um empate ou triunfo do Sporting em Bilbau para sonhar com o play-off.
Em caso de igualdade pontual, a UEFA recorre a critérios rigorosos de desempate, começando pela diferença de golos, seguida dos golos marcados, golos fora, vitórias, vitórias fora, antes de entrar em parâmetros como o desempenho dos adversários, disciplina e coeficiente europeu.
Os 18 jogos da oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões realizam-se todos esta quarta-feira, com início marcado para as 20h00, numa noite que promete decisões, emoções fortes e possíveis reviravoltas no mapa europeu.
Crédito: Link de origem
