Lunda Norte: falta de especialistas deixa inoperantes serviços de cirurgia e ortopedia do Hospital Geral David Bernardino – Correio da Kianda
O Hospital Geral da Lunda Norte David Bernardino “Kamanga” está com os serviços de cirurgia geral e de ortopedia inoperantes, por falta de médicos especializados, tudo porque o contrato com os médicos estrangeiros que trabalhavam nestas especialidades terminou.
A informação consta do comunicado nº 04/Gab.DG/HGDBK/LN/2026, assinado pelo director Geral Buagica L. A. Mambelo, a que o Correio da Kianda teve acesso nesta segunda-feira.
“Vimos por intermédio desta comunicação, informar as unidades hospitalares, que no presente momento, o Hospital David Bernardino “Kamanga” está sem os serviços de cirurgia geral e de ortopedia por força do fim de contrato dos médicos especializados expatriados”, lê-se no documento datado e 6 de Fevereiro de 2026.
O referido comunicado apela às demais unidades sanitárias da província, em caso de necessidade, à referenciarem directamente aos hospitais das províncias vizinhas ou em Luanda, para qual o Hospital David Bernardino Kamanga tem estado a transferir os seus doente com necessidades de tratamento nestas especialidades.
Entretanto, assegura que “brevemente as especialidades serão repostas”, sem no entanto referir-se a alguma data ou alternativas para a reposição desses serviços.
Lembrar que recentemente a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta anunciou para este mês de fevereiro, a realização de concurso público para seis mil novos profissionais da saúde, com prioridades aos novos hospitais construídos e inaugurados recentemente.
Crédito: Link de origem
