As autoridades zambianas prenderam mais de 80 cidadãos da República Democrática do Congo, por estadia ilegal e posteriormente deportados. A medida resulta de uma vasta operação realizada no último fim-de-semana pelo departamento de imigração zambiano na cidade de Ndola.
O departamento refere que mais de 170 pessoas de diferentes nacionalidades são suspeitas de estar em situação irregular. Entre eles, estão mais de 80 congoleses, incluindo refugiados.
A operação, apoiada por outros serviços de segurança zambianos, teve como alvo vários bairros de Ndola, incluindo Hill Crest, Mitengo, Kawama, Kansenshi e Dola Hill.
Os detidos, segundo a fonte, 15 refugiados de origem congolesa foram recolocados à força para os campos de refugiados de Meheba, na Zâmbia. Dez adultos congoleses e 26 menores sem documentos de permanência foram deportados pelo posto fronteiriço de Sakania.
O Departamento de Imigração da Zâmbia lembra que todos os estrangeiros residentes na Zâmbia devem cumprir rigorosamente as leis migratórias. Qualquer violação expõe as pessoas envolvidas a prisão, despejo ou realocação forçada, segundo a Rádio Okapi.
Crédito: Link de origem
