Top Header Ad

Mais de oito milhões de preservativos doados ao Ministério da Saúde – Correio da Kianda

Mais de oito milhões de preservativos e outros materiais foram doados ao Ministério da Saúde, para atender às necessidades diversas nos hospitais do país.

A doação dos lotes foi feita pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e pela Embaixada da Noruega que entregaram, nesta quinta-feira, 15, um importante lote de materiais de saúde à Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP).

A doação inclui 8,718,336 preservativos masculinos dos quais 604,800 já entregues a CECOMA e 8,113,536 em trânsito; mobiliário para 53 salas de Serviços Amigos dos Adolescentes e Jovens (SAAJ) nas unidades de saúde; 300 manuais técnicos para enfermeiros que funcionam nestas salas e 90,000 Cadernos de Saúde Materno-Infantil.

O acto de entrega simbólica foi testemunhado pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o Embaixador da Noruega, Bjørnar Dahl Hotvedt, pela Representante do UNFPA, Rinko Kinoshita, representante do JICA, Kadowaki Satoshi e demais agências das Nações Unidas.

Para o UNFPA, o preservativo é uma ferramenta essencial de saúde pública em Angola, por carregar tripla função protectora, como a prevenção de gravidezes não planeadas em especial na adolescência, a protecção contra o VIH e outras infecções transmissíveis sexualmente (ITS) e a promoção da saúde sexual integral, reduzindo a incidência de complicações de saúde a longo prazo e promovendo uma vida sexual mais segura e consciente.

A doação da Embaixada da Noruega reforça o compromisso de garantir que estes métodos cheguem gratuitamente a quem mais precisa, promovendo uma vida sexual segura e saudável.

A quantidade doada cobre 13% do que o país precisa para este ano. Este cenário evidencia que, apesar dos esforços actuais, ainda há um longo caminho a percorrer, exigindo um investimento mais robusto e contínuo por parte do Governo e de diferentes actores.

Apoio especializado para adolescentes

Os Serviços Amigos dos Adolescentes e Jovens (SAAJ) receberão um novo fôlego. O mobiliário entregue vai equipar 53 salas em todo o país, criando um ambiente acolhedor e privado para os jovens. Os SAAJ são espaços integrados em unidades de saúde desenhados especificamente para atender o público jovem nas questões de saúde sexual e reprodutiva.

Além dos móveis, os manuais para enfermeiras são fundamentais. Eles garantem que os profissionais de saúde estejam preparados para acolher os jovens sem julgamentos, oferecendo orientação técnica de qualidade.

Os Cadernos de Saúde Materno-Infantil entregues servem como o “bilhete de identidade” da saúde da mulher e da criança.

Estes cadernos permitem acompanhar todo o pré-natal, o parto e o crescimento do bebé. Para o UNFPA, esta ferramenta é vital para reduzir a mortalidade materna e garantir que nenhuma mulher morra ao dar à luz por causas evitáveis.

Esta entrega simboliza a forte parceria entre o Governo de Angola, a Noruega e as Nações Unidas no seu objectivo comum de melhorar a saúde sexual e reprodutiva no país.

Ao investir em materiais e formação, as instituições reafirmam o compromisso de não deixar ninguém para trás, garantindo que jovens e mulheres tenham acesso a serviços de saúde dignos e eficientes.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.