Top Header Ad

Ministério do Ambiente quer mais trabalho do INAMET – Correio da Kianda

O consultor da ministra do Ambiente para as Alterações Climáticas, Luís Constantino, considerou, esta terça-feira, no Huambo, fundamental o reforço dos estudos científicos sobre o clima em Angola por parte do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).

Segundo a Angop, à margem da formação sobre avaliação de risco e vulnerabilidade às alterações climáticas, o também responsável pelo projecto de Integração das Alterações Climáticas na Gestão Ambiental e Uso Sustentável da Terra, sublinhou que o aprofundamento das pesquisas permitirá compreender melhor os impactos das mudanças climáticas no país.

Luís Constantino fez saber que os estudos são essenciais para apoiar respostas eficazes face ao aumento contínuo das temperaturas médias e à recorrência de períodos de seca em várias regiões de Angola, fenómenos associados ao aquecimento global.

O responsável, que fez uma comparação entre o clima em Angola, hoje, e há 40 ou há 50 anos, afirmou que os sinais são evidentes, o facto necessita de maior intervenção dos especialistas do INAMET, através do reforço dos estudos das diversidades de temperaturas do país.

“Hoje há cidades em que no primeiro período já não chove e, se chover, é pouco, iniciando apenas em Janeiro, evidenciando a alteração do clima em Angola”, referiu.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.