Top Header Ad

Moçambique: centenas de moradores isolados devido as fortes chuvas – Correio da Kianda

Em Moçambique, centenas de habitantes da aldeia de Djuba, a 40 quilómetros a sul de Maputo, estão isolados devido à subida das águas do rio Umbeluzi, face às fortes chuvas, apoiados por lanchas por de Marinha para trabalhar ou comprar comida.

A quase 50 metros, da ponte que liga à aldeia, até a Estrada Nacional 2, está totalmente fechada. Deixou mesmo de ser visível, tal é o volume de água que corre, galgando a travessia desde segunda-feira. Duas fitas dos bombeiros em cada margem sinalizam o óbvio: Proibido atravessar.

A solução, única, é cruzar o rio Umbeluzi de barco, nomeadamente dois botes da Marinha, dois barcos do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) e outro do Instituto de Transporte Marítimo (Itransmar), num vaivém que praticamente não para das 06:00 até às 17:00, assegurando o transporte gratuitamente.

As autoridades moçambicanas têm vindo a emitir, nos últimos dias, avisos vermelhos para a ocorrência de fortes chuvas e trovoadas, que estão a provocar inundações sobretudo no centro e sul, com várias bacias hidrográficas em risco, nomeadamente em Maputo, incluindo Boane. Em causa, as chuvas mais intensas em vários anos, que por sua vez estão a obrigar à abertura de barragens, incluindo nos países vizinhos.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.