Mais de 15 estradas nacionais que ligam quatro províncias do Norte e centro de Moçambique estão com circulação cortadas, devidos às chuvas que se abateram às províncias de Nampula, Niassa, Sofala e Zambézia.
Segundo o jornal moçambicano O País, as chuvas que caem um pouco por todo o país e com maior intensidade nas províncias de da zona centro e norte já causaram danos nas infraestruturas rodoviárias das províncias de Nampula, Niassa, Zambézia e Sofala.
Citando um comunicado da Administração Nacional de Estradas (ANE) o jornal assegura que foi informada a “intransitabilidade” de algumas vias devido a alagamento das águas e danos nas pontes.
Na província de Nampula, as estradas Nametil-Chalaua; Nacala-a-Velha – Memba; Ribaue Lalaua e Mecubúri – Muite, estão intransitáveis por estarem alagadas e devido o arrastamento de pontes.
Já em Niassa, as ligações Madjune-Mavago, Metangula – Cobwe; Marrupa – Mecula e Cuamba-Mecanhelas estão estão com alguns troços condicionados devido ao galgamento e arrastamento de pontes; corte de estradas.
A ANE recomenda, por isso, o uso de viaturas a quatro rodas e verificação prévia das informações sobre cada via.
As vias de acesso Maganja da Costa – Mocubela, na província da Zambézia e Guara Guara – BUZI, Província de Sofala, também estão intransitáveis, segundo o comunicado, devido ao arrastamento e subida do caudal e cortes nas estradas.
Crédito: Link de origem
