Top Header Ad

Mondlane propõe retirada da chave da cidade de Maputo a Umaro Embaló – Correio da Kianda

O ANAMOLA vai submeter uma solicitação junto à Assembleia Municipal da Cidade de Maputo para a revogação da outorga da chave daquela cidade, que foi concedida a Umaro Sissoko Embaló, destituído após Golpe de Estado, anunciado na última semana, pelo Alto Comando Militar da Guiné Bissau.

Em Junho de 2024, a Assembleia de Maputo outorgou a chave da cidade a Embaló, que segundo o porta voz do partido de Venâncio Mondlane, “só serve para distinguir cidadãos exemplares politicamente”

“Por todo percurso político de Umaro Embaló, que tomou posse em Fevereiro de 2020, em Fevereiro de 2025 já fazia cinco anos de mandato e já deveria ter começado o processo eleitoral e não fez”, disse Dinis Tivane.

O ANAMOLA recordou ainda que em Dezembro de 2023, Umaro Embaló dissolveu o Parlamento por que sabia que o PAIGC, partido de Domingos Simões Pereira, que encontra-se detido, estava com a maioria.

“De acordo com as nossas linhas gerais para contestar essa outorga, Embaló é uma figura associada a práticas autoritárias”, apontou.

Nesta manhã, o partido abriu uma enquete nas redes sociais para averiguar quantos cidadãos moçambicanos defendem a revogação da outorga.

Até o fecho da matéria, a publicação já contava com quase três mil interacções, com a grande maioria a defender a posição do ANAMOLA.

Umaro Embaló chegou a ser detido após o Golpe de Estado, mas já está em liberdade, no Senegal. O poder foi assumido por Horta Inta-A, figura próxima ao antigo presidente da Guiné-Bissau.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.