Na província de Malanje, o aumento de mortes por descarga atmosférica está a preocupar as autoridades. O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros confirmou a morte de pelo menos cinco pessoas, desde o mês de Novembro, na sequência do referido fenómeno natural.
Segundo a porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Júlia da Conceição, entre os meses de Outubro e Novembro, foram registadas cinco mortes, das quais, dois do sexo masculino e três do sexo feminino.
“De Outubro a presente data, o Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, em Malanje, registou cinco casos de descargas eléctricas atmosféricas que resultou na morte de cinco cidadãos”, disse.
Júlia da Conceição citou que as zonas mais afectadas são Caculama, Kateco Ka Ngola, Kiuaba Nzoji e Malanje.
O INAMET em Malanje mostrou a sua preocupação e o Chefe de Departamento, João Marcolino, apelou a população a estar abrigada em zonas seguras dada a perigosidade dos relâmpagos.
“Só termina no fim das chuvas e temos que nos acautelar, pode não estar a chover, mas por vezes, temos nuvens que propiciam a trovoada e raios de relâmpago que atingem o solo e colocam em risco a nossa vida”, orientou.
Crédito: Link de origem
