Top Header Ad

Nações Unidas condenam ataques de drones contra capacetes azuis no Sudão – Correio da Kianda

As Nações Unidas condenaram um recente ataque de drone que teve como alvo, a sua logística sudanesa na região central da base de Kordofan, em Kadugli. O ataque resultou em mortes e feridos entre membros do contingente de manutenção da paz de Bangladesh.

De acordo com o secretário-geral da ONU, António Guterres, através de um comunicado, os ataques contra forças azuis das Nações Unidas são injustificáveis e podem constituir crimes de guerra.

Guterres ainda lembrou às partes da guerra a sua obrigação de proteger o pessoal e civis da ONU, além de pedir responsabilidade.

“Ataques contra capacetes azuis das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra segundo o direito internacional”, disse Guterres, que pediu que os responsáveis pelo ataque injustificável sejam responsabilizados.

Um ataque de drone atingiu a instalação da ONU no Sudão devastado pela guerra no sábado, matando seis soldados de paz, segundo as Nações Unidas.

O exército sudanês culpou o ataque nas Forças de Apoio Rápido (RSF), um notório grupo paramilitar em guerra com o exército pelo controlo do país há mais de dois anos. Não houve comentários imediatos das RSF.

O ataque “revela claramente a abordagem subversiva da milícia rebelde e dos responsáveis por ela”, disse o exército em comunicado.

O exército postou um vídeo nas redes sociais mostrando nuvens de fumaça preta densa sobre o que disseram ser a instalação da ONU.

O Sudão mergulhou no caos em Abril de 2023, quando uma luta pelo poder entre os militares e as RSF explodiu em combates abertos na capital, Cartum, e em outras partes do país.

O conflito já matou mais de 40 mil pessoas, um número que grupos de direitos humanos consideram uma subestimação significativa.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.