Na Nigéria, os 130 estudantes sequestrados em Novembro passado de uma escola católica foram liberados neste domingo.
Da lista, estão os 300 estudantes e 12 funcionários sequestrados por homens armados do internato católico St Mary, na vila de Papiri, em 21 de Novembro.
Na época, cinquenta crianças conseguiram escapar do cativeiro, o governo nigeriano disse em 8 de Dezembro que conseguiu libertar cerca de 100 reféns, um total de 230 pessoas já foram liberadas até agora.
Este é um dos maiores sequestros em massa do país, que já foi devastado pelo fenómeno por vários anos. A Nigéria foi abalada por uma onda de sequestros no início de Novembro que gerou preocupação e indignação no país.
Frequentemente, gangues armadas atacam escolas para pedir resgate, várias escolas tiveram que fechar temporariamente suas portas, os sequestros escolares aumentaram desde que militantes do Boko Haram sequestraram 276 meninas em Chibok em 2014, situação que aumenta a insegurança no norte.
Isso foi seguido por uma mobilização internacional que ganhou força nas redes sociais com o slogan “Tragam de volta as nossas meninas”.
Onze anos depois, noventa dessas meninas ainda estão desaparecidas e centenas de outros sequestros em massa já foram perpetrados em escolas, igrejas e praças de vilarejos no norte e oeste do país.
Longe da doutrina jihadista, esses sequestros são motivados pelo dinheiro obtido por meio de resgates.
Crédito: Link de origem
