Top Header Ad

ONU adopta declaração inédita sobre saúde mental – Correio da Kianda

Pela primeira vez, foi adoptada uma declaração política para combater de forma integrada as doenças não transmissíveis e os desafios da saúde metal, pelos líderes de todo o mundo reunidos na 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

A declaração é resultado das negociações intergovernamentais de Setembro, e, na informação hoje divulgada, a Organização das Nações Unidas (ONU) sublinha que é a primeira declaração do género que aborda conjuntamente as doenças não transmissíveis e a saúde mental e representa “uma oportunidade única” para acelerar o progresso global com um conjunto de metas específicas para 2030.

“Espera-se que esta medida dê início a uma nova era no combate a alguns dos desafios de saúde mais urgentes do mundo, que afectam pessoas de todas as idades e níveis de rendimento”, refere a ONU.
Refere-se que as doenças não transmissíveis são as principais causas de morte actualmente, com 18 milhões de mortes prematuras todos os anos, enquanto os problemas de saúde mental afectam mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

As não transmissíveis são frequentemente causadas por factores de risco evitáveis, como dietas pouco saudáveis, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e poluição do ar, muitos dos quais também afectam negativamente a saúde mental.

A Organização das Nações Unidas alerta ainda que, tanto as doenças não transmissíveis como os problemas de saúde mental estão a aumentar em todos os países, afectando todas as comunidades, tornando-as problemas urgentes de resolver, não apenas para a saúde pública, mas também para a produtividade e o crescimento económico sustentável.

A nova declaração conjunta marca uma “evolução significativa” em relação aos compromissos anteriores, acelerando três metas globais para cumprir até 2030: menos 150 milhões de consumidores de tabaco; mais 150 milhões de pessoas com hipertensão controlada e outras tantas com acesso a cuidados de saúde mental.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.