Oposição da RDC chama acordo de Washington de “armadilha” montada por Paul Kagame – Correio da Kianda
O líder da oposição congolesa, Martin Fayulu, disse, esta quinta-feira, 11, que o acordo de Washington representa uma “armadilha” arquitectada pelo presidente ruandês Paul Kagame.
Segundo o mesmo, esse acordo era previsível diante das sanções europeias, das sanções dos EUA impostas desde Janeiro e da Resolução 2773 da ONU, enquanto Kagame busca maneiras de escapar dele.
“Então, ele pressionou o Sr. Tshisekedi para um acordo que ele não pensava, um acordo no qual não acreditava em suas próprias cabeças. E hoje, vemos que ele está se preparando para a guerra. Tem um objectivo muito específico, porque essa guerra, como você sabe, é uma guerra económica e uma guerra de terras. Reagindo
O presidente do partido ECIDE descreve a actual crise de segurança como sub-regional, envolvendo a RDC, Ruanda, Uganda, Burundi e até mesmo a Tanzânia. Ele reconhece a boa vontade de Trump para acabar com a guerra, mas aponta para a “hegemonia” de Kagame, que pensa diferente.
Assim que o acordo de paz foi assinado em 4 de Dezembro em Washington, diante do presidente Trump por Paul Kagame e Felix Tshisekedi, os combates violentos foram retomados na província de South Kivu, que faz fronteira com Ruanda e Burundi.
Crédito: Link de origem
