Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, decretou luto nacional a ser observado em todo território angolano e nas missões diplomáticas e consulares, pela morte de Fernando Dias dos Santos, “Nandó”.
O luto é justificado pelo Chefe de Estado angolano pela necessidade de “prestar a devida, solene, merecida e digna homenagem à sua memória, sua obra e legado, e ao seu abnegado serviço em prol da nação angolana, manifestando respeito e solidariedade para com a sua família e todos quantos com ele privaram”.
O antigo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, foi encontrado desmaiado, na sauna da sua residência, no passado dia 18 de Dezembro de 2025, tendo o óbito sido declarado às 12h47.
O luto nacional é justificado ainda “tendo em conta a elevada relevância histórica e institucional do seu percurso público e o alto contributo prestado ao Estado angolano em funções de particular responsabilidade”.
O luto tem a duração de um dia e inicia às 00 horas do dia 22 de Dezembro de 2025.
“Enquanto vigorar o luto nacional, é colocada a Bandeira Nacional a meia-haste e são cancelados todos os espectáculos e manifestações públicas, no dia do funeral”, diz o comunicado.
Crédito: Link de origem
