Os Presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi e do Rwanda, Paul Kagame, podem assinar um acordo de paz esta semana, e se encontrar com o líder da nação mais poderosa do mundo, Donald Trump.
De acordo com uma fonte citada pela imprensa congolesa democrática, Donald Trump, contínua a trabalhar com ambas partes, e espera recebe-los na Casa Branca no momento “apropriado”.
O governo de Kinshasa insistiu que o acordo só avançará se Rwanda retirar o apoio aos rebeldes do M23. O Presidente Tshisekedi confirmou a assinatura para quinta-feira, 04 de Dezembro, enquanto Kagame afirmou que a paz duradoura dependerá do compromisso de todas as partes directamente envolvidas.
Espera-se que a reunião desta semana dê continuidade ao acordo de paz mediado pelos Estados Unidos, alcançado em Junho, e assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países, bem como a Estrutura regional de Integração Económica acordada no início deste mês.
Referir que leste da RDC foi devastado por combates entre forças governamentais e mais de 100 grupos armados, com o M23, supostamente apoiado por tropas ruandesas, tomando cidades-chave como Goma e Bukavu este ano.
A agitação aprofundou uma das maiores crises humanitárias do mundo.
Crédito: Link de origem
