Top Header Ad

Quem é José Seguro que agora assume a presidência de Portugal? – Correio da Kianda

António José Seguro é o sexto Presidente da República Portuguesa desde a Revolução de 1974, sucedendo a Marcelo Rebelo de Sousa, cujo mandato termina este ano.

Nascido a 11 de março de 1962, em Penamacor, António José Martins Seguro não possui ligações conhecidas a Angola. Casado e pai de duas filhas, Seguro construiu uma carreira política e académica sólida. Licenciou-se em Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa e frequentou o mestrado em Ciência Política no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Desde jovem, envolveu-se em actividades cívicas, escrevendo para o jornal escolar e praticando futebol na Associação Desportiva Penamacorense.

O seu percurso político começou na Juventude Socialista, da qual foi líder entre 1990 e 1994, e estendeu-se a cargos de relevância nacional e europeia, como presidente do Conselho Nacional de Juventude, presidente do Fórum da Juventude da União Europeia e vice-presidente da União Europeia de Juventude. Entre 1991 e 1995, Seguro foi deputado à Assembleia da República, colaborando de perto com António Guterres na estratégia que levou o Partido Socialista à vitória nas legislativas de 1995.

No âmbito governativo, exerceu funções de secretário de Estado da Juventude, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro e ministro-adjunto do primeiro-ministro. Entre 1999 e 2001, foi deputado ao Parlamento Europeu, chegando a vice-presidente do Grupo Parlamentar Socialista, com responsabilidades em relações comerciais internacionais e coordenação de delegações para a América Central, México e Cuba.

De volta à Assembleia da República em 2002, liderou a bancada parlamentar do PS, presidiu às comissões de Educação, Ciência e Economia, e coordenou reformas significativas do parlamento em 2007. Além disso, escreveu sobre a Constituição Europeia e publicou livros como Compromissos para o Futuro e Reforma do Parlamento Português o controlo político do Governo. Entre 2011 e 2016, foi secretário-geral do PS, sendo eleito com 68% dos votos internos.

Nos últimos anos, Seguro manteve presença na política como comentador, com uma coluna intitulada Liberdade na CNN Portugal desde novembro de 2024, reflexo de um retorno gradual ao debate público. Curiosamente, Marcelo Rebelo de Sousa também transitou do jornalismo para Belém, numa trajectória mediática que inspira comparações.

A vitória de António José Seguro consolida não apenas a sua trajectória política, mas também uma tradição de estabilidade presidencial em Portugal. Desde 1976, todos os presidentes completaram dois mandatos:

Ramalho Eanes (1976–1986)

Mário Soares (1986–1996)

Jorge Sampaio (1996–2006)

Cavaco Silva (2006–2016)

Marcelo Rebelo de Sousa (2016–2026)

Com esta eleição, Seguro inicia um novo capítulo na história da Presidência, representando uma opção de continuidade e estabilidade, com forte aprovação popular reflectida na diferença numérica significativa em relação ao seu principal adversário.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.