RDC: nova escalada do conflito resulta em mais de 400 mortos apesar do acordo de paz – Correio da Kianda
Na RDC, mais de 400 civis foram mortos desde que o grupo armado M23, apoiado por Ruanda, intensificou sua ofensiva na província de Kivu do Sul, no leste do país.
As informações foram avançadas pelas autoridades regionais na quarta-feira, 10, acrescentando que as forças especiais ruandesas estavam na estratégica cidade de Uvira.
A mais recente ofensiva do M23 ocorre apesar de um acordo de paz mediado pelos EUA assinado na semana passada pelos presidentes congolês e ruandês em Washington.
O acordo não incluiu o grupo rebelde, que está negociando separadamente com a RDC e concordou no início deste ano com um cessar-fogo que ambos os lados acusam o outro de violar. No entanto, obriga Ruanda a suspender o apoio a grupos armados e trabalhar para acabar com as hostilidades.
O porta-voz do governo de Kivu do Sul em um comunicado disse que mais de 413 civis foram mortos por balas, granadas e bombas, incluindo muitas mulheres, crianças e jovens em localidades entre Uvira e Bukavu, a capital regional.
“De acordo com as informações colectadas, as forças presentes na cidade são compostas por forças especiais ruandesas e alguns de seus mercenários estrangeiros, operando em clara violação do cessar-fogo, bem como dos acordos de Washington e Doha, em total desrespeito aos compromissos assumidos”, acrescentou o comunicado.
Crédito: Link de origem
