Relações entre África do Sul e EUA voltam azedar após detenção de funcionários americanos – Correio da Kianda
Os Estados Unidos alertaram sobre “consequências severas” caso a África do Sul não tome providências após deter brevemente “dois funcionários americanos”, que estavam prestando apoio ao grupo minoritário africânder, segundo Washington, na terça-feira.
Alguns especialistas consideram como mais uma polémica na série de eventos que aumentaram as tensões entre Washington e Pretória este ano.
Os Estados Unidos reagiram à breve prisão pela África do Sul de dois supostamente oficiais americanos na terça-feira, condenando o evento e dizendo que informações sobre passaportes dos indivíduos em questão haviam sido divulgadas publicamente.
Segundo Washington, os dois funcionários estavam fornecendo assistência humanitária ao grupo minoritário africâner. Washington acusou a África do Sul de discriminar a minoria branca africânder em várias ocasiões sem fornecer provas específicas, e esse tema contribuiu consideravelmente para o aumento das tensões entre os dois países este ano.
A África do Sul negou ter prendido qualquer autoridade dos EUA, dizendo na quarta-feira que procedeu à prisão de sete cidadãos quenianos que estavam trabalhando ilegalmente para processar pedidos de imigração para o governo dos EUA.
Crédito: Link de origem
