Top Header Ad

República Centro-Africana se prepara para eleições no dia 28 de Dezembro  – Correio da Kianda

Apesar da persistente instabilidade, a República Centro-Africana está a se preparar para realizar uma eleição quádrupla, nas próximas semanas.

Está prevista a convocação dos eleitores às urnas, no dia 28 de Dezembro, para eleger o seu presidente e parlamentares, bem como líderes locais e municipais.

Na quinta-feira, o enviado das Nações Unidas para a África Central disse ao Conselho de Segurança da ONU que a votação iminente poderá marcar uma virada para Bangui, enquanto o país tenta se recuperar de décadas de violência e instabilidade.

“Esta é uma oportunidade para elogiar a notável recuperação do país, que está lançando as bases para a consolidação da paz entre os atores nacionais e tomou medidas para garantir a segurança de suas fronteiras, principalmente com o Chade e os Camarões”, disse Abdou Abarry, Representante Especial do Secretário-Geral para a África Central e chefe do Escritório Regional das Nações Unidas para a África Central (UNOCA).

A República Centro-Africana continua a enfrentar problemas de insegurança decorrentes da guerra civil que eclodiu em 2012, o Conselho de Segurança estabeleceu uma missão de estabilização (MINUSCA) em 2014 para ajudar a restaurar a paz.

Segundo a agência da ONU para refugiados, regularmente grupos armados ainda perpetram ataques em todo o país, em Agosto de 2025, quase 665.000 centro-africanos eram refugiados no exterior e mais de 440.000 eram deslocados internos.

A ONU afirmou, no início deste ano, que as próximas eleições “representam uma oportunidade crucial para fortalecer a governança democrática, promover a reconciliação e consolidar a estabilidade”.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.