RNT afirma que vandalização das torres que deixou litoral do país sem energia foi premeditada – Correio da Kianda
O subdirector da Direcção de Operações do Sistema da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), Paulo Filho, disse que a vandalização das torres de distribuição que deixou toda a província de Benguela e parte do Cuanza-Sul sem energia desde a tarde desta terça-feira, 16, foi premeditado e com fim criminoso.
De acordo com o responsável, os autores retiraram os parafusos que sustentam as bases das torres com o intuito de cortar o normal fornecimento de energia eléctrica nas duas províncias do litoral do país.
“Quem fez esta acção, e de acordo com as imagens podem mostrar, estas pessoas sabiam do que estava a fazer. Foi um acto premeditado e criminoso, porque, geralmente quando há este tipo de vandalismo, retiram as cantoneiras das torres e não foi o que aconteceu. O que aconteceu foi que eles retiraram os parafusos que sustentam as bases das torres, que fez com que as mesmas caíssem”, explicou, acrescentando que trabalhos estão a ser feitos com brevidade para a reposição das torres e o regular fornecimento de energia às regiões afectadas.
Paulo Filho disse igualmente que desde Janeiro até a presente data, o sistema eléctrico nacional, em termos de produção, transporte e distribuição de electricidade, já registou prejuízos que rondam em cerca de 50 milhões de dólares.
Crédito: Link de origem
