Aconteceu hoje, em Luanda, o lançamento oficial do Portal Conecta Angola Comercial, que visa responder às necessidades das startups, pequenas e médias empresas, operadoras de telecomunicações e provedores de serviço de internet.
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, explicou que o ANGOSAT-2 está pronto para elevar a capacidade da internet, principalmente nas zonas consideradas de difícil acesso.
“O satélite está aí, a infraestrutura está pronta, agora as empresas e o empresariado é que têm que criar condições para que os serviços lá cheguem, porque do ponto de vista do Ministério, nós temos o Conecta Social, que é aquele que serve às populações de forma gratuita, as escolas, e o serviço comercial, competirá para as nossas empresas poderem então aderir a esse serviço e elas, por sua vez, prestarem serviços aos nossos cidadãos”, disse.
Mário Oliveira falou sobre o impacto que esta nova disponibilidade para uma cobertura de internet trás nesta nova fase da diversificação da economia nacional.
“Esta é a continuação do projecto do Programa Espacial Nacional, e este terá o impacto directo na vida dos nossos cidadãos, uma vez que as startups e as empresas que aderirem a esse serviço poderão prestar serviços directos aos nossos cidadãos”, avançou.
Com o ANGOSAT-2 disponível e as inovações operadas no sector das telecomunicações, Angola é elevada ao estatuto de hub neste importante segmento da vida económica e social.
O Ministro garantiu, que quanto aos preços, está a ser criado um plano a fim de torná-los cada vez mais viáveis para todos os bolsos.
“Se for fazer uma análise dos preços da internet no nosso país, eu posso dizer que o nossos operadores têm trabalhado no aumento de capacidade e o aumento de capacidade você se tiver um mega por cem kwanzas e dois megas por cem kwanzas o preço abaixou, portanto, tem sido essa politica porque se for abaixar isso vamos perder qualidade na transmissão”, explicou.
Crédito: Link de origem
