Top Header Ad

Táxis por aplicativo impulsionam crescimento de 38% na venda de automóveis em 2025 – Correio da Kianda

A venda de automóveis no país registou em 2025 um aumento de 38%, indicou a Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros (ACETRO) na última edição do semanário Expansão. O segmento de viaturas ligeiras, maioritariamente usadas nos serviços de táxi por aplicativo, contribuiu em 80% para este crescimento positivo. A recente parceria entre a Yango e o Grupo Cosal, que possibilitou a compra de 200 novas viaturas, confirma o peso do sector no crescimento do mercado automóvel nacional.

Em Janeiro passado, uma parceria entre e Yango e Grupo Cosal introduziu 200 novas viaturas ligeiras nas ruas de Luanda. Estes automóveis foram adquiridos por um parceiro de frota da Yango, e estão já em circulação e em serviço exclusivo para esta plataforma de táxi por aplicativo. 

Esta parceria reflecte o peso do sector no mercado automóvel. No ano passado, as vendas de novas viaturas dispararam 37,7%, impulsionadas pelo segmento de veículos ligeiros, que representam “quase 80% do total de unidades comercializadas em 2025 pelos 33 associados da ACETRO”., indica o jornal Expansão. Este resultado, indica o semanário, está “estreitamente relacionado” com o crescimento do sector dos táxis por aplicativo, “que nos últimos anos tem assistido à entrada de novos operadores nacionais e estrangeiros”, “além de se afirmar como uma fonte de rendimento extra para várias famílias angolanas.”

Como parte do processo de compra das 200 novas viaturas, a Yango ajudou a estruturar a operação financeira e operacional, e apoiou na definição das melhores práticas de gestão da nova frota. O objectivo, assumiu na altura, foi o de garantir mobilidade sustentável, melhorar a experiência do usuário e promover a evolução do transporte por aplicativo no país. 

A parceria entre a Yango e o Grupo Cosal deixa em aberto a aquisição de novas viaturas, segundo os resultados e a evolução do sector, confirmando o reflexo directo da expansão do sector de táxi por aplicativo em Angola no mercado automóvel nacional.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.