Top Header Ad

Televisão: um motor da cultura africana – Correio da Kianda

A televisão tanto o seu conteúdo como a sua tecnologia tornou-se a espinha dorsal da cultura africana. No Dia Mundial da Televisão a Dra. Busola Tejumola, Directora Executiva dos Canais de Entretenimento Geral da MultiChoice, avalia o impacto de uma plataforma que continua a unir pessoas após mais de 65 anos no continente.

Ao celebrarmos o Dia Mundial da Televisão, a luz que a televisão projecta sobre a nossa sociedade permanece inabalável. A TV continua a ser um dos maiores conectores da humanidade. Informa, educa, inspira e entretém – mas, mais importante, ajuda as pessoas a verem-se a si próprias e umas às outras de novas e poderosas formas.

Desde que a TV chegou a África em 1959, com o lançamento da Western Nigeria Television, tem sido um veículo para a ligação social, o intercâmbio cultural e o orgulho nacional. Proporciona-nos momentos partilhados sejam através de desporto, notícias ou dramaturgia que moldam a nossa memória colectiva.

A MultiChoice, uma empresa do CANAL+, é o fornecedor de entretenimento televisivo mais adorado em África e tem muito orgulho no seu papel na construção do ecossistema de entretenimento africano.

Desde o seu lançamento em 1985, a MultiChoice evoluiu para satisfazer consistentemente as necessidades do público africano. A SuperSport foi lançada em 1986; o nosso serviço analógico chegou a 20 países em 1992; lançámos a tecnologia de satélite digital em 1995; e a televisão baseada em aplicações em 2014. O serviço de streaming Showmax surgiu em 2015.

Os prémios Africa Magic Viewers’ Choice Awards (AMVCA) tornaram-se uma celebração continental da excelência criativa na televisão. A MultiChoice Talent Factory (MTF) formou 486 profissionais e continua a formar e a capacitar os criadores de conteúdos televisivos em
todo o continente.

Aprendemos que a constante evolução tecnológica é fundamental para manter a relevância da televisão na vida dos nossos espectadores. A nossa jornada de inovação tem sido impulsionada pelas necessidades dos clientes. Desde as transmissões em HD e 4K até ao DStv Explora e ao Catch Up, temos vindo a melhorar continuamente a forma como as pessoas consomem conteúdos.

O recente lançamento do DStv Stream e da nova plataforma Showmax representou mais um grande avanço na distribuição de conteúdos em diversos dispositivos, oferecendo recomendações personalizadas com base em análises avançadas.

Também investimos em interfaces em línguas locais, streaming adaptativo e pagamentos fáceis de utilizar, tornando a nossa tecnologia inclusiva e potenciadora.

A tecnologia leva um público mais vasto ao ecossistema da TV – em áreas urbanas e rurais, e com diferentes níveis de rendimento. Através da migração digital, da visualização em dispositivos móveis e das opções flexíveis de subscrição, mais africanos podem agora aceder a entretenimento de qualidade sem limitações.

Na MultiChoice, compreendemos também que a acessibilidade significa mais do que apenas disponibilidade, pode também ajudar a garantir que cada espectador se vê a si próprio e à sua cultura representada na narrativa africana.

A televisão tornou-se também um veículo para o impacto ESG (ambiental, social e de governança). Na área ambiental, estamos a adoptar descodificadores com baixo consumo de energia, embalagens ecológicas e práticas responsáveis de eliminação de lixo electrónico através de programas de recolha de descodificadores e outras iniciativas.

Socialmente, os nossos investimentos na produção de conteúdos locais, no desenvolvimento de competências através do MTF (Multi-Future Technology) e nas narrativas comunitárias criam empregos sustentáveis e capital cultural em toda a África. Do ponto de vista da governança, implementámos a mais recente tecnologia de TV para protecção de conteúdos, privacidade de dados do consumidor e publicidade responsável.

A enriquecer vidas

Em última análise, a televisão deve acrescentar valor à vida das pessoas. As pessoas querem opções, relevância e controlo. Tal significa oferecer uma variedade de conteúdos, produtos inovadores e experiências personalizadas.

Hoje, a DStv e a GOtv oferecem pacotes com preços a partir de 1 dólar, disponíveis em mais de 50 países de África, com até 156 canais de vídeo lineares para os subscritores. O serviço Showmax está disponível em 44 mercados. A plataforma de TV acessível GOtv foi
lançada em 2011 e chega agora a oito mercados.

Aprendemos também que o verdadeiro valor para o cliente reside em oferecer conteúdo que gere identificação, informe e entretenha tudo isto mantendo-o acessível e a um preço justo.

O impacto da televisão vai muito para além dos mercados locais. Graças ao poder da conectividade moderna, as histórias dos nossos criadores africanos viajam agora para além das fronteiras da Nigéria ao Quénia, da África do Sul ao Gana, e para públicos de todo o mundo através do Showmax e das nossas parcerias internacionais de conteúdos.

Conteúdos como o Big Brother Naija, Shake iLembe, the AMVCAs, bem como eventos da SuperSport como os Jogos Olímpicos o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA e a Taça das Nações Africanas (AFCON da CAF), tornaram-se referências continentais.

A televisão tornou-se também uma ponte que liga África ao mundo e o mundo a África. A MultiChoice orgulha-se de ter ajudado a construir essa ponte.

Ao mesmo tempo, o conteúdo local é a alma da televisão africana. Preserva as nossas línguas, celebra as nossas tradições e projecta a nossa criatividade para o mundo. Através de canais regionais como o Africa Magic, o Maisha Magic e o Zambezi Magic, testemunhamos em primeira mão como a narrativa partilhada promove o entendimento e a união entre as nações africanas.

A televisão tornou-se também um motor das economias de conteúdos. Compreendemos como a produção de novos programas em grande escala nutre as pequenas empresas e sustenta milhares de empregos criativos e técnicos em toda a cadeia de valor africana. Produzimos 5340 horas de conteúdo local no AF2025.

Evolução da TV

O panorama da televisão está a evoluir rapidamente. Observamos o crescimento do consumo híbrido onde a TV linear e o streaming sob pedido se complementam. A personalização, as recomendações de conteúdos baseadas em inteligência artificial e o consumo prioritariamente em dispositivos móveis estão a remodelar a forma como o público interage.

O conteúdo local continua a ser fundamental o público procura autenticidade, representatividade e histórias que espelhem as suas realidades. O futuro da TV será impulsionado pelos dados, potenciado pela tecnologia e fundamentado na conexão humana.

Para a MultiChoice, o nosso foco estratégico é mantermo-nos como o principal contador de histórias de África e o parceiro de entretenimento mais fiável. Continuamos a investir em produções locais, tecnologia inovadora e desenvolvimento de talentos criativos.

A televisão revelou-se um canal inestimável para a cultura em todas as suas formas. Em última análise, o nosso objectivo é garantir que todos os lares africanos têm acesso a entretenimento diversificado e de alta qualidade que inspire orgulho, promova ligações e enriqueça vidas – uma história de cada vez.

Assinatura: Busola Tejumola
Directora Executiva dos Canais de Entretenimento Geral da MultiChoice

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.