Tribunal procede entrega provisória de crianças à famílias substitutas do Lar Kuzola – Correio da Kianda
Acontece esta segunda-feira, 19, a entrega provisória de crianças a famílias substitutas, no Lar Kuzola, com vista a reduzir a sobrelotação daquela instituição de acolhimento.
De acordo com informações apuradas pelo Correio da Kianda, a iniciativa do Tribunal da Comarca de Luanda, através da Sala de Justiça Juvenil da Província Judicial de Luanda, visa igualmente responder à situação de vulnerabilidade social e sanitária em que se encontram várias crianças acolhidas no Lar Kuzola, muitas das quais vítimas de abandono por parte dos seus cuidadores iniciais. Face a este cenário, o órgão judicial entendeu realizar o procedimento no próprio local, garantir maior proximidade às crianças e celeridade no processo de protecção.
As crianças serão entregues, de forma provisória, a candidatas a mães substitutas que já tenham estabelecido vínculo afectivo com as mesmas e que se encontrem regularmente inscritas nos Departamentos de Acção Social das Administrações Municipais de Luanda e do Icolo e Bengo.
A actividade será conduzida por uma equipa composta por, Maria Alice José da Silva, na qualidade de Juíza Presidente da Sala de Justiça Juvenil da Província Judicial de Luanda, que exerce igualmente funções nesta matéria na Província do Icolo e Bengo, por Maravilha da Gama, Juíza de Direito da referida Sala, e por cinco Juízes Estagiários em formação naquela instância.
Referir que o acto contará ainda com a presença da Direcção do Lar Kuzola, enquanto entidade anfitriã, de representantes dos Departamentos e Gabinetes de Acção Social com crianças sob guarda no berçário da instituição, bem como das respectivas candidatas a mães substitutas.
A iniciativa vai permitir uma reinserção das crianças num convívio familiar.
Crédito: Link de origem
