O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 13, o cancelamento de todas as reuniões com autoridades iranianas, em resposta ao que classificou como o “assassinato sem sentido” de manifestantes no país.
Ao mesmo tempo, Trump incentivou os cidadãos iranianos a manterem os protestos, afirmando que “a ajuda está a caminho”, embora não tenha detalhado que tipo de apoio seria disponibilizado.
“Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!!… A AJUDA ESTÁ A CAMINHO”, escreveu Trump em sua publicação na plataforma Truth Social.
A declaração surge um dia após o presidente norte-americano anunciar medidas económicas severas contra o Irã. Em mensagem publicada na segunda-feira, 12, Trump informou que todos os países parceiros comerciais do Irã serão taxados com 25% sobre os negócios realizados com os Estados Unidos. “Imediatamente, qualquer país que estiver fazendo negócio com a República Islâmica do Irã vai pagar uma tarifa de 25% em todos os negócios com os EUA. Esta ordem é final e conclusiva”, disse o líder americano.
O anúncio alerta especialmente o Brasil, que é um dos parceiros comerciais do Irã. Vale lembrar que, em 2024, o país passou a integrar o BRICS grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul que atualmente representa quase um quarto do PIB global, 42% da população mundial e 18% do comércio internacional.
Analistas apontam que a escalada de medidas de Trump combina pressão económica e política, numa tentativa de apoiar os protestos internos no Irã e forçar mudanças na postura do regime iraniano perante a comunidade internacional.
Crédito: Link de origem
