Trump recua e deixa de apontar Nicolás Maduro como chefe do ‘Cartel de Los Soles’ – Correio da Kianda
O governo dos Estados Unidos recuou na acusação de que Nicolás Maduro lideraria o chamado ‘Cartel de Los Soles’, suposta organização de narcotráfico venezuelana.
Segundo o The New Yor Time, o Departamento de Justiça norte-americano reescreveu a denúncia apresentada contra o presidente deposto da Venezuela e suavizou a linguagem utilizada anteriormente, abandonando a tese de que Maduro seria o chefe directo do grupo.
A reportagem, assinada por Charlie Savage, destaca que a “mudança representa um distanciamento em relação à acusação formalizada em 2020. À época, o governo dos EUA sustentava que Maduro comandava uma organização classificada como terrorista e voltada ao tráfico internacional de drogas”.
“Em 2025, em meio à escalada de tensões políticas e militares entre Washington e Caracas, os Estados Unidos voltaram a afirmar que o Cartel de Los Soles seria liderado por Maduro. O discurso antecedeu a operação militar que resultou na prisão do venezuelano e de sua esposa, Cilia Flores, no último sábado, 3, em Caracas”.
No novo documento, tornado público pelo Departamento de Justiça no mesmo dia da operação, sábado, 03, Maduro deixou de ser descrito como “chefe de uma organização terrorista narcotraficante”.
A acusação passou a dizer que Nicolás Maduro “participa, protege e perpetua uma cultura de corrupção de enriquecimento a partir do tráfico de drogas”, da qual teria se beneficiado financeiramente.
Contudo, realça a notícia, o ex-presidente venezuelano responderá por quatro acusações relacionadas ao narcoterrorismo.
do Distrito Sul de Nova York, responsável pelo processamento do caso. As investigações que embasam as acusações tramitam há anos na Justiça dos EUA e envolvem, entre outros pontos, conspiração de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas.
Maduro foi formalmente acusado em audiência realizada na segunda-feira, 5, em Nova York. Na ocasião, declarou-se inocente e afirmou ser um “prisioneiro de guerra”.
De acordo com a nova denúncia do Departamento de Justiça, Nicolás Maduro responderá a quatro crimes: conspiração para o narcoterrorismo; conspiração para o tráfico de cocaína; posse de metralhadoras e dispositivos explosivos; e conspiração para posse de metralhadoras destinadas ao uso pelo narcotráfico.
Crimes de Nicolás Maduro: tráfico, terrorismo e a geopolítica do ‘Cartel de los Soles’
Crédito: Link de origem
