Top Header Ad

Uganda: multidões manifestam apoio à oposição antes das eleições presenciais – Correio da Kianda

Uganda vai às eleições presidenciais no próximo dia 15 do mês em curso, enquanto multidões foram às ruas nos arredores de Kampala para apoiar o líder da oposição e candidato presidencial Bobi Wine.

Wine está a competir com o presidente de longa data Yoweri Museveni, que governa o país desde 1986 ao reescrever as regras várias vezes para permanecer no cargo.

Manifestantes estão pedindo mudanças; entre elas está Ruth Excellent Mirembe, que disse: “eu nasci depois que ele (o presidente Museveni) esteve aqui por 15 anos, e quase mais de 26 anos (depois), ele ainda é presidente, e ainda quer a presidência! Não tivemos um presidente que represente nossos valores centrais como jovens. Ele representou sua geração, mas estamos faltando representação como Geração Z ou como millennials, que nasceram muito depois dele ser adulto.”

Museveni busca um sétimo mandato nessas eleições. Limites de pena e idade foram eliminados e rivais presos ou deixados de lado, para grande desgosto dos manifestantes.

Falando em um comício da oposição, Conrad Olwenyi disse: “agora somos netos de Museveni. Quarenta anos no poder, sem nada. Quando você vai para os hospitais, não tem remédio, não tem escola, não tem tudo. Agora, o dinheiro que ganhamos, o pouco de vida, os impostos são demais, e tudo está além do nosso entendimento. Não podemos mais nos alimentar!”

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.