Top Header Ad

Universidade Agostinho Neto lidera ranking das universidades angolanas no Webometrics – Correio da Kianda

A Universidade Agostinho Neto (UAN) é a instituição de ensino superior angolana mais bem posicionada no ranking Webometrics, ao ocupar a 392.ª posição em África e o 3.368.º lugar a nível mundial, numa avaliação que abrange mais de 32 mil universidades em mais de 200 países.

De acordo com os dados mais recentes da plataforma internacional, Angola surge representada entre as 2.095 instituições africanas avaliadas, com a UAN a destacar-se como líder nacional, confirmando o seu peso académico e científico no contexto continental e global.

Na sequência do ranking angolano, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) ocupa a 658.ª posição em África e o 4.456.º lugar no mundo, enquanto a Universidade Óscar Ribas (UOR) fecha o top 3 nacional, ao situar-se no 882.º lugar africano e 4.918.º a nível global.

O Webometrics, plataforma independente de avaliação universitária, classifica as instituições com base em critérios como visibilidade global, impacto académico, excelência científica, acesso aberto e presença digital, sendo o ranking actualizado duas vezes por ano, em Janeiro e Julho.

A nível continental, o domínio pertence às universidades sul-africanas. A Universidade da Cidade do Cabo lidera o ranking africano e ocupa o 241.º lugar no mundo, seguida da Universidade de Witwatersrand (333.º global) e da Universidade de Pretória (371.º mundial). O ranking africano é encerrado pela Afriford University, do Benim, na 2.095.ª posição em África e 5.881.º lugar global.

O posicionamento da UAN reforça o seu estatuto como principal referência do ensino superior em Angola, evidenciando progressos na produção científica, visibilidade institucional e inserção no espaço académico internacional.

10 melhores universidades da África em 2025

1 – University of Cape Town (UCT) – África do Sul

2 – University of the Witwatersrand (Wits) – África do Sul

3 – Stellenbosch University – África do Sul

4 – University of Johannesburg (UJ) – África do Sul

5 – Cairo University – Egito

6 – University of Pretoria – África do Sul

7 – University of KwaZulu-Natal (UKZN) – África do Sul

8 – The American University in Cairo (AUC) – Egito

9 – University of Nairobi – Quênia

10 – University of Ibadan – Nigéria

Universidades chinesas disparam em rankings globais; escolas dos EUA perdem espaço

A China se destaca em áreas como química e ciências ambientais, Estados Unidos e Europa continuam dominantes em campos como biologia geral e ciências médicas. E um estudo sugere que pesquisadores chineses têm impulsionado seus índices de citação ao se citarem entre si com mais frequência do que pesquisadores ocidentais costumam citar outros colegas do Ocidente.

Uma lista do Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda, traz oito universidades chinesas entre as 10 primeiras:

1 ━ Zhejiang University, China

2 ━ Shanghai Jiao Tong University, China

3 ━ Harvard University, Estados Unidos

4 ━ Sichuan University, China

5 ━ Central South University, China

6 ━ Huazhong University of Science and Technology, China

7 ━ Sun Yat-sen University, China

8 ━ Xi’an Jiaotong University, China

9 ━ Tsinghua University, China

10 ━ University of Toronto, Canadá

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.