Top Header Ad

Zaire: cem toneladas de produtos diversos apreendidos no Luvo e posto de controlo do rio Loge – Correio da Kianda

A Polícia Nacional no Zaire apreendeu, recentemente, mais de 100 toneladas de mercadorias diversas e nesta quarta-feira, um camião cisterna com 35 mil litros de combustível do tipo gasóleo, em dois casos distintos de presumível contrabando.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia no Zaire, Intendente Luís Bernardo, explicou que a primeira apreensão foi feita pela Polícia Fiscal do Aduaneira no posto fronteiriço do Luvo.

“Estamos a falar em apreensão de mais de 60 toneladas de peixe seco, foi também apreendido em camiões não autorizados, mais de 20 toneladas de tigelas e garrafas térmicas, bem como mais de 8 toneladas de outras mercadorias. Para realçar também a apreensão de mais de 100 caixas de massa alimentar e mais de 200 caixas de pratos de vidro, este produto também estava na mesma senda de produtos de mercadorias não declaradas que se pretendia entrar na fronteira Angola com a República Democrática do Congo por forma fraudulenta”, disse.

Luís Bernardo referiu que a forma de actuação dos supostos contrabandistas são os mesmos, e já do conhecimento da Polícia, o que facilitou o trabalho de apreensão.

“Colocam nas viaturas a mercadoria declarada e por baixo dessa mercadoria declarada preferem colocar mercadorias não declaradas, mas a polícia está atenta, as forças policiais estão atentas, porque na inspenção física, depois de pagar os direitos junto da AGT, são obrigados a passar em uma inspenção física e nessa inspenção física são detectadas essas mercadorias, logo concorre para o crime de contrabando qualificado e a mercadoria apreendida e remetida ao órgão de tutela, que é a IGT”, explicou.

Quanto ao segundo caso, Luiz Bernardo avança que aconteceu no posto de controlo do Rio Loge, no município do Nzeto.

“O camião foi apreendido porque o motorista circulava no território da província dos Aires, saindo de Luanda, sem um documento que fosse testado pelo Instituto Regulador de Derivados de Petróleo, estamos a falar do IRDP. Os 35 mil litros de gasóleo que era transportado num caminhão foi apreendido justamente pelas forças policiais no posto de controlo do Rio Loja, porque o condutor não apresentou qualquer documento que manifestasse transporte de combustível”, esclareceu referindo que os dois casos foram remetidos ao Ministério Público e os motoristas estão a serem investigados.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.