A bandeira canadiana com a folha de ácer foi hasteada nesta sexta-feira, 06, na cerimónia de abertura oficial do Consulado na Gronelândia, país que o Presidente Donald Trump pretendia comprar para anexar aos Estados Unidos da América.
Foi diante de dezenas de pessoas, que aplaudiam e entoaram o hino do país que a Ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Anita Anand, inaugurou o consulado, em Nuuk, maior cidade gelada da ilha ártica.
Cerca de 50 pessoas reuniram-se para o evento e aplaudiram, à medida que a bandeira subia no mastro.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Gronelândia, Vivian Motzfeldt, afirmou que a iniciativa sublinha os valores partilhados e os fortes laços com o Canadá.
Canadá e França contestam as pretensões do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre este território autónomo dinamarquês. França afirma que a decisão de abrir esta representação foi tomada aquando da visita do presidente Emmanuel Macron, em Junho.
Lembrar que no passado mês de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos da América anunciou a sua pretensão de comprar a Gronelândia, tendo inclusive já determinado o valor que cada morador da Ilha receberia. Entretanto, os países que compõem o bloco económico da União Europeia se opuseram, tendo a primeira-ministra do Canadá defendido a necessidade de o continente europeu preparar-se para defender-se das ameaças de Trump.
Crédito: Link de origem
