Top Header Ad

Eleições 2027: Partido Liberal integra coligação eleitoral proposta pelo Bloco Democrático  – Correio da Kianda

Num comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira, 18, o Partido Liberal disse estar disposto em abraçar a Coligação Eleitoral proposta pelo Bloco Democrático, nos termos da Lei dos Partidos Políticos.

“O Partido Liberal está disponível em avançar com uma Coligação, mesmo que sejam apenas quatro partidos”, lê-se na nota que aponta ainda um formato diferente para a Frente Patriótica Unida: “em 2022 o modelo foi de integração, em 2027 tem de ser de agregação“.

O objectivo do novo modelo, “é alargar a FPU para uma coligação eleitoral nos termos em que a Lei estabelece”.

O Secretário Geral do Bloco Democrático, Nelson Bonavena, destacou que “a FPU não nasceu da vontade da UNITA, não é património da UNITA. A FPU de 2022 foi iniciativa do BD”.

“Temos de mudar o modelo anterior da FPU que serviu apenas para ajudar a UNITA. Vamos embarcar para Coligação eleitoral com que aderirem, sem hostilizar os que não desejarem aderir a uma Coligação eleitoral”, anunciou.

Ainda segundo o líder político, o Bloco Democrático fará o convite a todos os partidos políticos na oposição sobre a necessidade de se avançar para uma Coligação eleitoral.

“Oxalá os partidos comprometidos com o país, com a causa do povo, aceitem abraçar o plano do Bloco Democrático, transformar a FPU criada pelo mesmo BD, em uma coligação eleitoral. Onde não haverá mais interesses de um partido, mas a vontade popular”, disse.

Para o Vice-Presidente do Partido Liberal, Dany Pereira, “é necessário colocarmos os orgulhos de lado, e abraçarmos o interesse nacional, a satisfação nacional que é a vontade popular. A vontade popular é que os partidos políticos na oposição se unem, e não lutem entre si”.

“A experiência de 2022 mostrou que só será possível derrubar o MPLA se todos se unirem. Sozinhos não derrubaremos o regime, não tenhamos ilusões. Ao contrário do que aconteceu em 2022 onde os demais foram integrados na lista da UNITA, a FPU tem de se transformar numa coligação eleitoral, deve haver uma lista da coligação”, arrematou Bonavena.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.